Pular para o conteúdo principal

SOU NEGRA E QUERO FALAR! 2ª EDIÇÃO

O projeto "Sou Negra e Quero falar!" teve sua segunda edição realizada entre os dias 10, 11 e 12 de janeiro, na região central da cidade. A primeira edição da formação aconteceu entre os dias 07 e 11 de novembro.

Uma iniciativa da jornalista, designer e historiadora mineira Lívia Teodoro, criadora do canal e do blog Na Veia da Nêga e do Clube de Blogueiras Negras. As oficinas, abordaram assuntos como segurança digital, discurso responsável, planejamento de mídias digitais e produção de vídeo e promoveram, gratuitamente, a formação profissional de 10 youtubers negras de todo o país. A formação foi pensada para fortalecer o trabalho de mulheres negras que utilizam a plataforma do YouTube como ferramenta de ativismo digital.
“Acredito que esse projeto seja de extrema importância para colocar as youtubers negras em outro patamar. Num momento em que vemos grandes canais no YouTube entrando em polêmicas racistas, machistas e xenofóbicas, é importante valorizar e dar espaço àquelas que vêm fazendo uma comunicação representativa e socialmente responsável”, diz Lívia.
O projeto completo pretende beneficiar 30 criadoras de conteúdo, sendo dividido em três edições. Foram selecionadas mulheres negras jovens, que criam conteúdo para o YouTube e abordam assuntos considerados sensíveis pela plataforma, tais como machismo, racismo e LGBTfobia.


“Hoje, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas produtoras de conteúdo que tratam de assuntos considerados não comerciais é encontrar motivação para continuar a produzir mesmo sem patrocínio. Vivemos em um mundo que privilegia os conteúdos bem produzidos. Logo, além de saber o que falar, é preciso transmitir com qualidade. Essa é a finalidade da nossa formação!”, finaliza Lívia.
As duas primeiras edições estão sendo realizadas com o apoio da Associação Artigo 19, uma agência não-governamental nascida em Londres, que atua na defesa dos Direitos Humanos e na proteção de comunicadores e comunicadoras que atuam neste contexto. O financiamento é da Embaixada do Canadá. A terceira edição será viabilizada com os recursos do Fundo Frida, que patrocina projeto de jovens feministas ao redor do mundo.
Participaram da segunda edição as criadoras Giovanna Heliodoro, Izy Castelano, Kelly Souza, Lázaro dos Anjos, Mariana Brito, Monique dos Anjos, Natálha Abreu, Nathália Braga, Neggata e Verônica Pereira, vindas de diferentes estados do país. A produção é de Zaíra Magalhães/Divindade Cultural.

Postagens mais visitadas deste blog

1ª Mostra Nacional de Mídia Negra promove valorização histórica da produção mulheres

Evento promoveu a produção midiática de mulheres negras e debateu a importância da representatividade na mídia O Clube de Blogueiras Negras fez história em 2019 ao realizar a primeira Mostra Nacional de Mídia Negra em Belo Horizonte. O evento reuniu comunicadoras de BH e influenciadoras de várias partes do Brasil, para valorizar a produção midiática de mulheres negras. 1ª Mostra Nacional de Mídia Negra | Clube de Blogueiras Negras Durante a noite do evento, o público pôde assistir a conteúdos produzidos por blogueiras, youtubers e outras comunicadoras negras, incluindo vídeos e textos. Além disso, houve debates sobre a produção de conteúdo e a importância da mídia negra para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Zaíra Magalhães (à esquerda) e Lívia Teodoro (à direita) A responsável pela criação e coordenação do Clube de Blogueiras Negras, Lívia Teodoro, foi uma das organizadoras do evento. Lívia é comunicadora popular, designer e professora de História pela UFMG, com especi

Mulheres Negras em evidência: SOU NEGRA E QUERO FALAR!

As primeiras participantes do projeto "Sou Negra e Quero falar! ", que será realizado em parceria com a Benfeitoria, Movimento Coletivo e Fundo Baobá, já foram selecionadas. E hoje, dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, é uma data especial para que você conheça um pouco mais sobre estas mulheres. Aproveitem para se inscrever e conhecer o trabalho destas youtubers que tem muita informação e conteúdo interessante para entregar. A seleção de influenciadoras para o projeto segue, até 27 de Julho, as interessadas em saber um pouco mais e em participar do projeto, podem acessar este link: Seleção de Yotubers em todo Brasil para o projeto: Sou Negra e Quero Falar! SOU NEGRA E QUERO FALAR! É um projeto da Blogueira Lívia Teodoro, do blog e canal " Na Veia da Nêga , desenvolvido dentro do Clube de Blogueiras Negras. O Clube de Blogueiras Negras (CB Negras) é uma rede fundada em Belo Horizonte para fortalecer a mídia feminina negra digi

Seleção de Yotubers em todo Brasil para o projeto: Sou Negra e Quero Falar!

  SOU NEGRA E QUERO FALAR! É um projeto da Blogueira Lívia Teodoro, do blog e canal "Na Veia da Nêga, desenvolvido dentro do Clube de Blogueiras Negras. O Clube de Blogueiras Negras (CB Negras) é uma rede fundada em Belo Horizonte para fortalecer a mídia feminina negra digital no Brasil. Com o objetivo de que todas tenham o seu canal como veículo de comunicação importante, não só nos seus estados de origem, mas para todo o país. O foco é fortalecer a comunicação feita por mulheres negras e voltadas não só para o público negro, mas, para todos que se importam com uma comunicação socialmente diversa e responsável.   O projeto vai incluir formação para youtubers, mulheres e negras, que tratam de assuntos considerados "sensíveis" pelo próprio YouTube, como raça e  racismo, equidade de gênero, feminismo, sexualidade, maternidade, direito reprodutivo, entre outros. A formação terá a duração de 2 dias, incluindo oficinas de análise do discurso, produção de vídeo, segu