Pular para o conteúdo principal

Mulheres Negras em evidência: SOU NEGRA E QUERO FALAR!

As primeiras participantes do projeto "Sou Negra e Quero falar!", que será realizado em parceria com a Benfeitoria, Movimento Coletivo e Fundo Baobá, já foram selecionadas. E hoje, dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, é uma data especial para que você conheça um pouco mais sobre estas mulheres.

Aproveitem para se inscrever e conhecer o trabalho destas youtubers que tem muita informação e conteúdo interessante para entregar.

A seleção de influenciadoras para o projeto segue, até 27 de Julho, as interessadas em saber um pouco mais e em participar do projeto, podem acessar este link: Seleção de Yotubers em todo Brasil para o projeto: Sou Negra e Quero Falar!

SOU NEGRA E QUERO FALAR! É um projeto da Blogueira Lívia Teodoro, do blog e canal "Na Veia da Nêga, desenvolvido dentro do Clube de Blogueiras Negras. O Clube de Blogueiras Negras (CB Negras) é uma rede fundada em Belo Horizonte para fortalecer a mídia feminina negra digital no Brasil. Com o objetivo de que todas tenham o seu canal como veículo de comunicação importante, não só nos seus estados de origem, mas para todo o país. O foco é fortalecer a comunicação feita por mulheres negras e voltadas não só para o público negro, mas, para todos que se importam com uma comunicação socialmente diversa e responsável.
O projeto vai incluir formação para youtubers, mulheres e negras, que tratam de assuntos considerados "sensíveis" pelo próprio YouTube, como raça e  racismo, equidade de gênero, feminismo, sexualidade, maternidade, direito reprodutivo, entre outros. A formação terá a duração de 2 dias, incluindo oficinas de análise do discurso, produção de vídeo, segurança digital e a produção de um mini documentário sobre o trabalho dessas mulheres. A previsão é de que as oficinas ocorram em Fevereiro/2019.

Num momento em que vemos grandes canais no YouTube entrando em polêmicas racistas, machistas, xenofóbicas e outras ações lamentáveis, é importante valorizar e dar espaço àquelas que vem fazendo uma comunicação representativa e socialmente responsável, bem como fomentar espaços com este recorte e estimular este nicho.

          AYRÁ SOL

Ayrá Sol é criadora de conteúdo e estudante de jornalismo. Mulher negra, crespa, feminista e em constante desconstrução, ela busca entender o sentido das coisas e compartilha suas vivências enquanto mulher negra. O Canal Ayrá Sol é produzido por uma mulher para outras mulheres e debate as nossas diferentes narrativas de vida. Questões raciais e de gênero, comportamento e cabelos cacheados e crespos são temas abordados em seus vídeos. 


          GIOVANNA HELIODORO

é uma mulher que se propõe a estar sempre em reconstrução desde a sua constituição corporal até mesmo em suas próprias palavras. É graduanda do curso de história, artista independente, DJ e protagonista do Canal Trans Preta que apresenta suas "transvivências" para além dos conceitos do gênero a sexualidade.  





           LÍVIA TEODORO

é graduanda em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, blogueira e youtuber do canal Na Veia da Nêga. Ativista pelos direitos da mulher negra, a youtuber aborda em suas redes assuntos como maternidade solo, a história da diáspora negra brasileira, direito reprodutivo e métodos contraceptivos. Mulher negra, mãe, bissexual, acadêmica e tantas outras atividades, Lívia se define como muitas mulheres em uma só e usa a comunicação como ferramenta de transformação da sua realidade e de outras mulheres que a acompanham.


          MÁRCIA VASCONCELOS

é mulher negra, lésbica e advogada, criadora de conteúdo do canal Filha de Silvia. Questiona sobre, supostamente, não ter cara de advogada, fala de vida, autonomia, moda, relacionamento, comportamento, questões de gênero, raça e sexualidade. O canal "Filha de Sílvia" foi criado a fim de desconstruir o senso comum e convidar a todos para que mais que pensar fora da caixa, ousar fora da caixa.
         NATTANY MARTINS

é mineira de Belo Horizonte, tem 24 anos e é cantora. Sempre interessada em desenvolver a criatividade através da arte, encontrou na internet espaço para compartilhar suas opiniões e reunir referências. Por isto, trouxe para seu blog assuntos como comportamento e cultura, moda e beleza. Mostrando através de conversas irreverentes no canal "Nattany Martins" a importância de ser consciente de sua existência e ocupar diversos espaços na sociedade.






          VICTÓRIA RIBEIRO

tem 20 anos e é estudante Administração. Criou o canal no YouTube com o objetivo de mostrar a realidade de bailarinos profissionais, contando um pouco sobre as vivências de sua residência artística, mas, ao voltar pra casa quis continuar com o projeto. O "E aí, vamos conversar?" é um projeto que partiu da ideia de desenvolver diálogos, pois acredita que é uma ferramenta de muito aprendizado para todos os envolvidos e também para contribuir na assimilação mais rápida conteúdos que são discutidos e debatidos. Conhecer novas perspectivas é algo que motiva a Youtuber diariamente a permanecer nesse espaço.
          ZAÍRA A. MAGALHÃES

é jornalista, produtora cultural e estudante de Gestão Pública pela UEMG. Mineira de nascimento e paulistana de criação, integrou a equipe de coordenação do portal blogueirasnegras.org de maio de 2013 a março de 2014. Atualmente, é produtora executiva das bandas Horizonte Groove, Forró de Saia e Grupo Teresa, do espetáculo teatral Ela não é Simone. Ele não é Ninguém, assessora da criadora Lívia Teodoro, das redes Na Veia da Nêga, e jornalista da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte.

Postagens mais visitadas deste blog

1ª Mostra Nacional de Mídia Negra promove valorização histórica da produção mulheres

Evento promoveu a produção midiática de mulheres negras e debateu a importância da representatividade na mídia O Clube de Blogueiras Negras fez história em 2019 ao realizar a primeira Mostra Nacional de Mídia Negra em Belo Horizonte. O evento reuniu comunicadoras de BH e influenciadoras de várias partes do Brasil, para valorizar a produção midiática de mulheres negras. 1ª Mostra Nacional de Mídia Negra | Clube de Blogueiras Negras Durante a noite do evento, o público pôde assistir a conteúdos produzidos por blogueiras, youtubers e outras comunicadoras negras, incluindo vídeos e textos. Além disso, houve debates sobre a produção de conteúdo e a importância da mídia negra para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Zaíra Magalhães (à esquerda) e Lívia Teodoro (à direita) A responsável pela criação e coordenação do Clube de Blogueiras Negras, Lívia Teodoro, foi uma das organizadoras do evento. Lívia é comunicadora popular, designer e professora de História pela UFMG, com especi

PAPO DE GRANA: O NOVO PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CLUBE DE BLOGUEIRAS NEGRAS

O Clube de Blogueiras Negras lançou o projeto "Papo de Grana" com o objetivo de promover a educação financeira entre as blogueiras negras no Brasil. A população negra enfrenta desigualdades raciais e econômicas em todas as áreas, incluindo a financeira. Muitas vezes têm menos acesso a serviços bancários e financeiros, enfrentando maiores barreiras para o empreendedorismo. A educação financeira pode ajudar a reduzir essas desigualdades e promover a inclusão financeira. Por isso, o projeto oferece um ciclo formativo composto por dois cursos: "Receptor de Recursos Internacionais" e "MEI para criadoras de conteúdo". O curso "Receptor de Recursos Internacionais" ensina os procedimentos para recebimento de fundos internacionais no Brasil, garantindo a conformidade com as leis e normas brasileiras. Já o curso "MEI para criadoras de conteúdo" permite formalizar o negócio, permitindo a emissão de notas fiscais e abrindo portas para novas oportun