Pular para o conteúdo principal

REDE SOCIAL É FERRAMENTA DE TRABALHO. SABIA?

As redes sociais a muito tempo ganharam outros contornos, que vão muito além de diversão e passatempo. Viraram espaços de discussões políticas, espaços onde minorias sociais podem expor suas pautas e ganhar muito mais visibilidade. Se tornaram também espaços para o surgimento de outros tipos de profissionais e profissões.

Assim como o sistema jurídico tem se adaptado ao mundo virtual, o sistema trabalhista também. Cada dia, mais profissionais tem se utilizado das REDES SOCIAIS como ferramenta de trabalho. 

Talvez seja difícil para você, que usa as redes sociais apenas com a função recreativa, imaginar que os posts diários, fotos e vídeos daquele seu "amigo que fica muito tempo de bobeira nas redes sociais", sejam um trabalho, mas, acredite, é!

Como diria aquele antigo ditado, "a grama do vizinho é sempre mais verde!". Nós temos a tendência de valorizar muito mais o trabalho de desconhecidos do que quem está ali, no nosso dia a dia. Mas, entender as profissões novas e as novas formas que o mercado tem se apresentado, podem ser maneiras de entender, reconhecer e valorizar o trabalho sério das pessoas.

INFLUENCIADORES DIGITAIS

Embora não esteja classificado no CBO (Código Brasileiro de Ocupações) a profissão tem se tornado cada dia mais rentável no país. Ter um grande número de pessoas que confiam e ouvem suas "opiniões" em redes sociais, tem se tornado uma boa fonte de renda e porque não, o emprego de muitas pessoas. Influenciar digitalmente, alguém ou um grupo social específico, pode valer muito para empresas que querem levar seus produtos ou serviços àquelas pessoas ou grupos. 

Os rendimentos vão variar muito, dependendo de qual é o seu nicho, seu número absoluto e seu número relativo de alcance. Existem influenciadores digitais no Brasil que chegam a faturar na casa de 1.000.000 de reais, por mês. Isto entre postagem patrocinadas, vídeos, comerciais, presenças Vips e etc. 

SOCIAL MÉDIA

Social média é a pessoa responsável por gerenciar as mídias sociais de empresas e celebridades (Twitter, Facebook, Instagram), grupos sociais e até de partidos políticos. Ocupar este cargo não é tarefa fácil, você precisa estar por dentro, segundo a segundo, das atualizações das redes sociais. A depender do tipo de contato que a empresa tem com seu público / com seus clientes, o social media precisa entender desde cultura pop até memes. 

O trabalho do social media tem se mostrado fundamental dentro das agências publicitárias (geralmente exercido por pessoas com formação na área de comunicação social), mas, também podem ser encontrados profissionais que trabalham de maneira autônoma, prestando serviços para uma ou mais empresas.

Segundo o portal de economia da UOL, o social media pode receber de R$1000,00 até R$5.000,00 por mês. 
 

PRODUTORES DE CONTEÚDO INDEPENDENTES

Na outra ponta da fama e dos altos salários, estão aqueles que produzem, gerenciam seu conteúdo e público por conta própria. Entre eles, blogueiras, youtubers, instagrammers e outras pessoas que, embora não tão famosas, tem como trabalho produzirem conteúdo de maneira sistemática.

Talvez você não tenha parado para pensar, mas, nem só de grandes e famosos influenciadores vivem as redes sociais. Até porque, num país com mais de 200 milhões de pessoas, é possível acreditar que há espaço e público para os mais variados tipos de produtores de conteúdo e mesmo para os mais variados tipos de conceitos.


A VALORIZAÇÃO INCENTIVA O TRABALHO

A maioria dos influenciadores digitais não começou, do dia para a noite, a influenciar milhões de pessoas nas redes sociais. Por isto é importante valorizar e incentivar o trabalho dos (ainda) pequenos influenciadores digitais que você conhece. Principalmente porque, num primeiro momento, eles ainda são os "faz-de-tudo" dentro do seu próprio trabalho. E isto demanda muito mais labor!

É importante incentivar a produção de conteúdo das pessoas que você conhece, assim como você incentiva, comenta, curte e compartilha o trabalho de pessoas que você nunca teve um contato pessoal. 

As críticas construtivas também são importantes para que seus amigos cresçam e estas só podem ser feitas por quem conhece e acompanha seu trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

1ª Mostra Nacional de Mídia Negra promove valorização histórica da produção mulheres

Evento promoveu a produção midiática de mulheres negras e debateu a importância da representatividade na mídia O Clube de Blogueiras Negras fez história em 2019 ao realizar a primeira Mostra Nacional de Mídia Negra em Belo Horizonte. O evento reuniu comunicadoras de BH e influenciadoras de várias partes do Brasil, para valorizar a produção midiática de mulheres negras. 1ª Mostra Nacional de Mídia Negra | Clube de Blogueiras Negras Durante a noite do evento, o público pôde assistir a conteúdos produzidos por blogueiras, youtubers e outras comunicadoras negras, incluindo vídeos e textos. Além disso, houve debates sobre a produção de conteúdo e a importância da mídia negra para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Zaíra Magalhães (à esquerda) e Lívia Teodoro (à direita) A responsável pela criação e coordenação do Clube de Blogueiras Negras, Lívia Teodoro, foi uma das organizadoras do evento. Lívia é comunicadora popular, designer e professora de História pela UFMG, com especi

Mulheres Negras em evidência: SOU NEGRA E QUERO FALAR!

As primeiras participantes do projeto "Sou Negra e Quero falar! ", que será realizado em parceria com a Benfeitoria, Movimento Coletivo e Fundo Baobá, já foram selecionadas. E hoje, dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, é uma data especial para que você conheça um pouco mais sobre estas mulheres. Aproveitem para se inscrever e conhecer o trabalho destas youtubers que tem muita informação e conteúdo interessante para entregar. A seleção de influenciadoras para o projeto segue, até 27 de Julho, as interessadas em saber um pouco mais e em participar do projeto, podem acessar este link: Seleção de Yotubers em todo Brasil para o projeto: Sou Negra e Quero Falar! SOU NEGRA E QUERO FALAR! É um projeto da Blogueira Lívia Teodoro, do blog e canal " Na Veia da Nêga , desenvolvido dentro do Clube de Blogueiras Negras. O Clube de Blogueiras Negras (CB Negras) é uma rede fundada em Belo Horizonte para fortalecer a mídia feminina negra digi

Seleção de Yotubers em todo Brasil para o projeto: Sou Negra e Quero Falar!

  SOU NEGRA E QUERO FALAR! É um projeto da Blogueira Lívia Teodoro, do blog e canal "Na Veia da Nêga, desenvolvido dentro do Clube de Blogueiras Negras. O Clube de Blogueiras Negras (CB Negras) é uma rede fundada em Belo Horizonte para fortalecer a mídia feminina negra digital no Brasil. Com o objetivo de que todas tenham o seu canal como veículo de comunicação importante, não só nos seus estados de origem, mas para todo o país. O foco é fortalecer a comunicação feita por mulheres negras e voltadas não só para o público negro, mas, para todos que se importam com uma comunicação socialmente diversa e responsável.   O projeto vai incluir formação para youtubers, mulheres e negras, que tratam de assuntos considerados "sensíveis" pelo próprio YouTube, como raça e  racismo, equidade de gênero, feminismo, sexualidade, maternidade, direito reprodutivo, entre outros. A formação terá a duração de 2 dias, incluindo oficinas de análise do discurso, produção de vídeo, segu