As redes sociais a muito tempo ganharam outros contornos, que vão muito além de diversão e passatempo. Viraram espaços de discussões políticas, espaços onde minorias sociais podem expor suas pautas e ganhar muito mais visibilidade. Se tornaram também espaços para o surgimento de outros tipos de profissionais e profissões.
Assim como o sistema jurídico tem se adaptado ao mundo virtual, o sistema trabalhista também. Cada dia, mais profissionais tem se utilizado das REDES SOCIAIS como ferramenta de trabalho.
Talvez seja difícil para você, que usa as redes sociais apenas com a função recreativa, imaginar que os posts diários, fotos e vídeos daquele seu "amigo que fica muito tempo de bobeira nas redes sociais", sejam um trabalho, mas, acredite, é!
Como diria aquele antigo ditado, "a grama do vizinho é sempre mais verde!". Nós temos a tendência de valorizar muito mais o trabalho de desconhecidos do que quem está ali, no nosso dia a dia. Mas, entender as profissões novas e as novas formas que o mercado tem se apresentado, podem ser maneiras de entender, reconhecer e valorizar o trabalho sério das pessoas.
INFLUENCIADORES DIGITAIS
Embora não esteja classificado no CBO (Código Brasileiro de Ocupações) a profissão tem se tornado cada dia mais rentável no país. Ter um grande número de pessoas que confiam e ouvem suas "opiniões" em redes sociais, tem se tornado uma boa fonte de renda e porque não, o emprego de muitas pessoas. Influenciar digitalmente, alguém ou um grupo social específico, pode valer muito para empresas que querem levar seus produtos ou serviços àquelas pessoas ou grupos.
Os rendimentos vão variar muito, dependendo de qual é o seu nicho, seu número absoluto e seu número relativo de alcance. Existem influenciadores digitais no Brasil que chegam a faturar na casa de 1.000.000 de reais, por mês. Isto entre postagem patrocinadas, vídeos, comerciais, presenças Vips e etc.
SOCIAL MÉDIA
Social média é a pessoa responsável por gerenciar as mídias sociais de empresas e celebridades (Twitter, Facebook, Instagram), grupos sociais e até de partidos políticos. Ocupar este cargo não é tarefa fácil, você precisa estar por dentro, segundo a segundo, das atualizações das redes sociais. A depender do tipo de contato que a empresa tem com seu público / com seus clientes, o social media precisa entender desde cultura pop até memes.
O trabalho do social media tem se mostrado fundamental dentro das agências publicitárias (geralmente exercido por pessoas com formação na área de comunicação social), mas, também podem ser encontrados profissionais que trabalham de maneira autônoma, prestando serviços para uma ou mais empresas.
Segundo o portal de economia da UOL, o social media pode receber de R$1000,00 até R$5.000,00 por mês.
PRODUTORES DE CONTEÚDO INDEPENDENTES
Na outra ponta da fama e dos altos salários, estão aqueles que produzem, gerenciam seu conteúdo e público por conta própria. Entre eles, blogueiras, youtubers, instagrammers e outras pessoas que, embora não tão famosas, tem como trabalho produzirem conteúdo de maneira sistemática.
Talvez você não tenha parado para pensar, mas, nem só de grandes e famosos influenciadores vivem as redes sociais. Até porque, num país com mais de 200 milhões de pessoas, é possível acreditar que há espaço e público para os mais variados tipos de produtores de conteúdo e mesmo para os mais variados tipos de conceitos.
A VALORIZAÇÃO INCENTIVA O TRABALHO
A maioria dos influenciadores digitais não começou, do dia para a noite, a influenciar milhões de pessoas nas redes sociais. Por isto é importante valorizar e incentivar o trabalho dos (ainda) pequenos influenciadores digitais que você conhece. Principalmente porque, num primeiro momento, eles ainda são os "faz-de-tudo" dentro do seu próprio trabalho. E isto demanda muito mais labor!
É importante incentivar a produção de conteúdo das pessoas que você conhece, assim como você incentiva, comenta, curte e compartilha o trabalho de pessoas que você nunca teve um contato pessoal.
As críticas construtivas também são importantes para que seus amigos cresçam e estas só podem ser feitas por quem conhece e acompanha seu trabalho.