Pular para o conteúdo principal

Lançamento da segunda edição da Revista Canjerê

No dia 05 de dezembro de 2015 aconteceu, no Centro Cultural Casa África, o Lançamento da segunda edição da Revista Canjerê, que contou com a participação de grandes nomes da mídia e produtos de cultura negra em Belo Horizonte, como Cida Santos (da grife Nega Badu), Virgínia Marques (da grife Black Vika), Sandrinha Flávia (graduanda em jornalismo, radialista, mestre de cerimônias e conselheira de moda), Denilson Tourinho (ator e produtor cultural), Mara Evaristo ( Educadora e Coordenadora do Núcleo de Relações Étnico-Raciais da SMED) e, como não poderia deixar de citar, os fundadores do Casarão das Artes e idealizadores da Revista Canjerê: Marcial Ávila (escritor e artista plástico) e Rosalia Diogo (jornalista, escritora e pós-doutora em antropologia social).
O Clube das Blogueiras negras esteve lá para registrar este momento tão importante para a mídia negra em Belo Horizonte e no Brasil.
O local do evento não poderia ter sido melhor. O Centro Cultural Casa África, que tem como proprietário Ibrahima Gaye cônsul do Senegal no Brasil, é um espaço acolhedor, onde podemos desfrutar de boa decoração, música, culinária, bebidas e excelente atendimento.
Durante o evento, foi apresentado o Instituto Casarão das Artes e foram distribuídos exemplares da Revista Canjerê a todas as pessoas presentes. A versão digital poderá em breve ser encontrada no portal da mesma:http://www.tradicaoplanalto.com.br/canjere.html
Além do lançamento da Revista Canjerê, também aconteceu a noite de autógrafos do livro Bino: O menino africano da cor do algodão, escrito por Marcial Ávila e Rosa Margarida de Carvalho Rocha, com ilustrações de Marcial Ávila. Este livro pode ser adquirido diretamente com a editora Mazza Edições em sua página do facebook.
Foi uma grande honra para nós do Clube das Blogueiras Negras de BH, podermos participar deste importante evento. Acreditamos que este é apenas o início das grandes transformações que estão por vir na mídia do nosso país.



Postagens mais visitadas deste blog

PROFISSIONALIZE SUA CARREIRA DE INFLUENCIADORA DIGITAL: GUIA PARA PRECIFICAÇÃO

No mundo em constante evolução das mídias sociais, tornar-se uma influenciadora digital é uma profissão cada vez mais popular. No entanto, para as blogueiras que buscam profissionalizar seu trabalho, entender como precificar seus serviços pode ser um desafio. O Clube de Blogueiras Negras está aqui para ajudar, fornecendo um guia básico para aprender a valorizar seu trabalho. CONHEÇA SEU PÚBLICO Antes de precificar seu trabalho, é fundamental conhecer sua audiência. Não é suficiente ter um grande número de seguidores; a qualidade da sua base de fãs é crucial. Compreender quem são seus seguidores e o que os motiva é essencial para estabelecer preços justos e atrativos para marcas em potencial. IDENTIFIQUE SEU NICHO Temas são abundantes, mas encontrar seu nicho é o verdadeiro segredo. Descubra o que a torna única e autêntica em seu conteúdo. Seja beleza, moda ou estilo de vida, encontre o assunto que o diferencia e comunique-se com propriedade sobre ele. Por exemplo, se o seu tema for “be

Seleção de Yotubers em todo Brasil para o projeto: Sou Negra e Quero Falar!

  SOU NEGRA E QUERO FALAR! É um projeto da Blogueira Lívia Teodoro, do blog e canal "Na Veia da Nêga, desenvolvido dentro do Clube de Blogueiras Negras. O Clube de Blogueiras Negras (CB Negras) é uma rede fundada em Belo Horizonte para fortalecer a mídia feminina negra digital no Brasil. Com o objetivo de que todas tenham o seu canal como veículo de comunicação importante, não só nos seus estados de origem, mas para todo o país. O foco é fortalecer a comunicação feita por mulheres negras e voltadas não só para o público negro, mas, para todos que se importam com uma comunicação socialmente diversa e responsável.   O projeto vai incluir formação para youtubers, mulheres e negras, que tratam de assuntos considerados "sensíveis" pelo próprio YouTube, como raça e  racismo, equidade de gênero, feminismo, sexualidade, maternidade, direito reprodutivo, entre outros. A formação terá a duração de 2 dias, incluindo oficinas de análise do discurso, produção de vídeo, segu

1ª Mostra Nacional de Mídia Negra promove valorização histórica da produção mulheres

Evento promoveu a produção midiática de mulheres negras e debateu a importância da representatividade na mídia O Clube de Blogueiras Negras fez história em 2019 ao realizar a primeira Mostra Nacional de Mídia Negra em Belo Horizonte. O evento reuniu comunicadoras de BH e influenciadoras de várias partes do Brasil, para valorizar a produção midiática de mulheres negras. 1ª Mostra Nacional de Mídia Negra | Clube de Blogueiras Negras Durante a noite do evento, o público pôde assistir a conteúdos produzidos por blogueiras, youtubers e outras comunicadoras negras, incluindo vídeos e textos. Além disso, houve debates sobre a produção de conteúdo e a importância da mídia negra para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Zaíra Magalhães (à esquerda) e Lívia Teodoro (à direita) A responsável pela criação e coordenação do Clube de Blogueiras Negras, Lívia Teodoro, foi uma das organizadoras do evento. Lívia é comunicadora popular, designer e professora de História pela UFMG, com especi