Pular para o conteúdo principal

1ª Caminhada do Orgulho Crespo de Belo Horizonte

No dia último 29 de novembro, Belo Horizonte foi tomada por uma "invasão" de crespos e crespas nas ruas do centro da cidade. Homens e mulheres saíram às ruas em forma de protesto, contra o racismo que ainda é considerado por muitos algo "latente" na sociedade e pela valorização da estética negra que por muito tempo tem sido menosprezada por muitos (e nós, homens e mulheres negros sofremos muitos maus tratos por isto).
Novembro foi o mês escolhido pois se comemora o dia da Consciência Negra, uma forma de reverência á luta de Zumbi dos Palmares e a resistência de nossos ancestrais.
O ponto de concentração foi na Avenida Afonso Pena (Praça Sete de Setembro) e tivemos o privilégio de desfrutar de atrações como: Brother Soul, Cristal Lopez; Hannelore, Danilo Brumana e D'aiolla, Odum Orixás, DJ Rafael Roots, Sarah Guedes e Zaika Santos além depoimentos de crianças, adultos e jovens que compareceram ao evento e contribuíram para o nosso crescimento aumentando as nossas forças para lutar pelos nossos ideais.
A caminhada teve início ás quatro da tarde partindo da Praça Sete e terminando na Avenida dos Andradas em frente à Praça da Estação. Durante o percurso, entoamos poemas, frases, trechos de músicas que nos valorizam como negros, levantam a nossa autoestima e incentivam o uso do cabelo crespo (que até hoje é ridicularizado pela sociedade), em homenagem a esta valorização a campanha #/EuEncrespoBH se uniu á caminhada para desconstruir esta imagem.
Após gritos de luta entoados pela multidão, podemos curtir o som de alguns blocos afros e mais uma vez, nos orgulhar da nossa cultura!

A Primeira Caminhada Crespa de BH teve o apoio: Agência i7 de Fotografia, Comunidade Soul – Brother Soul, Fetaemg - Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais, Sindibel – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte e Rádio Autêntica / Favela FM.


Postagens mais visitadas deste blog

1ª Mostra Nacional de Mídia Negra promove valorização histórica da produção mulheres

Evento promoveu a produção midiática de mulheres negras e debateu a importância da representatividade na mídia O Clube de Blogueiras Negras fez história em 2019 ao realizar a primeira Mostra Nacional de Mídia Negra em Belo Horizonte. O evento reuniu comunicadoras de BH e influenciadoras de várias partes do Brasil, para valorizar a produção midiática de mulheres negras. 1ª Mostra Nacional de Mídia Negra | Clube de Blogueiras Negras Durante a noite do evento, o público pôde assistir a conteúdos produzidos por blogueiras, youtubers e outras comunicadoras negras, incluindo vídeos e textos. Além disso, houve debates sobre a produção de conteúdo e a importância da mídia negra para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Zaíra Magalhães (à esquerda) e Lívia Teodoro (à direita) A responsável pela criação e coordenação do Clube de Blogueiras Negras, Lívia Teodoro, foi uma das organizadoras do evento. Lívia é comunicadora popular, designer e professora de História pela UFMG, com especi

Mulheres Negras em evidência: SOU NEGRA E QUERO FALAR!

As primeiras participantes do projeto "Sou Negra e Quero falar! ", que será realizado em parceria com a Benfeitoria, Movimento Coletivo e Fundo Baobá, já foram selecionadas. E hoje, dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, é uma data especial para que você conheça um pouco mais sobre estas mulheres. Aproveitem para se inscrever e conhecer o trabalho destas youtubers que tem muita informação e conteúdo interessante para entregar. A seleção de influenciadoras para o projeto segue, até 27 de Julho, as interessadas em saber um pouco mais e em participar do projeto, podem acessar este link: Seleção de Yotubers em todo Brasil para o projeto: Sou Negra e Quero Falar! SOU NEGRA E QUERO FALAR! É um projeto da Blogueira Lívia Teodoro, do blog e canal " Na Veia da Nêga , desenvolvido dentro do Clube de Blogueiras Negras. O Clube de Blogueiras Negras (CB Negras) é uma rede fundada em Belo Horizonte para fortalecer a mídia feminina negra digi

PAPO DE GRANA: O NOVO PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CLUBE DE BLOGUEIRAS NEGRAS

O Clube de Blogueiras Negras lançou o projeto "Papo de Grana" com o objetivo de promover a educação financeira entre as blogueiras negras no Brasil. A população negra enfrenta desigualdades raciais e econômicas em todas as áreas, incluindo a financeira. Muitas vezes têm menos acesso a serviços bancários e financeiros, enfrentando maiores barreiras para o empreendedorismo. A educação financeira pode ajudar a reduzir essas desigualdades e promover a inclusão financeira. Por isso, o projeto oferece um ciclo formativo composto por dois cursos: "Receptor de Recursos Internacionais" e "MEI para criadoras de conteúdo". O curso "Receptor de Recursos Internacionais" ensina os procedimentos para recebimento de fundos internacionais no Brasil, garantindo a conformidade com as leis e normas brasileiras. Já o curso "MEI para criadoras de conteúdo" permite formalizar o negócio, permitindo a emissão de notas fiscais e abrindo portas para novas oportun